quinta-feira, 6 de junho de 2013

Carro sem motorista: conheça o Google Driverless Car











A maior parte dos acidentes de carro é causada por falhas humanas. Então, o que é possível fazer para tornar o trânsito mais seguro? Tirar o motorista do volante.


Parece mentira, mas os engenheiros do Google realmente desenvolveram um carro assim, o Google Driverless Car. Em 2010, a empresa anunciou o veículo teste para carros autônomos que já havia percorrido mais de 220 mil quilômetros sem qualquer motorista na direção, apenas a partir de sensores e softwares.


O projeto está sendo liderado pelo engenheiro Sebastian Thrun, que é também o co-inventor do Google Street View. A equipe que desenvolve o Google Driverless Car é composta por 15 outros engenheiros.


O carro sem motorista do Google funciona com um sistema que combina informações do Google Street View, softwares de inteligência artificial, dados de um sensor LIDAR (Light Detection And Ranging, detecção de luz e alcance), sensores de radar e um sensor de posicionamento. O carro está programado para dirigir no limite de velocidade armazenado do mapa, mantendo distância dos outros veículos.


O Google colocou uma trava de segurança que permite que um ser humano dirija o carro se necessário, para evitar um Skinet – o que aconteceu em “O exterminador do futuro”, quando o software de computador com inteligência artificial se revoltou contra seu próprio criador.


Em junho, a Assembleia Legislativa de Nevada, EUA, aprovou uma lei que autoriza o uso de veículos autônomos. Ele foi o primeiro estado americano em que os carros sem motorista podem andar pelas ruas legalmente.


No Brasil, esses carros certamente irão demorar muito para aparecer. Se por um lado o Google Driverless Car pode ser uma ótima saída para o trânsito – evitando bêbados ao volante e motoristas apressadinhos – surgem outras questões: será que não será mais fácil assaltar um carro sem nenhum motorista? Dá para confiar totalmente em um carro que funciona sem ninguém o controlando?


Em agosto, foi relatado um acidente entre cinco carros próximo ao complexo de Montain View do Google, causado por um carro autônomo. O Google garante que havia uma pessoa pilotando esse carro, mas é difícil saber se isso é realmente verdade.


Confira um vídeo do Google Driverless Car em ação aqui.


E você, acha que esse sistema vai vingar ou prefere continuar sonhando com os carros voadores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário